Este evento, organizado pela Câmara Municipal do Funchal honra as raízes do Fado e aposta na sua versatilidade. Decorre em diferentes palcos da cidade e dá visibilidade a diferentes géneros, facetas e artistas deste estilo musical português, projetando-o cada vez mais na nossa sociedade. Durante estes dias pode assistir a concertos de Fado tradicional, serenatas, concertos instrumentais, vozes mais jovens, um pouco de tudo.
Sara Correia
30 setembro | 21h
Fado Funchal | +6
Sara Correia apresenta ao vivo o muito aclamado novo álbum “Do Coração”. Dois anos depois da estreia, Sara Correia está pronta para deixar uma marca no fado incorporando outros sons.
Voz: Sara Correia
Viola de fado e direção musical: Diogo Clemente
Baixo português: Marino de Freitas
Guitarra Portuguesa: Ângelo Freire
Percussão: Joel Silva
Violinos: Jacinto Neves Ângela Neves Teresa Leão Sandra Sá
Amara Quartet
01 de outubro 21h
Fado Funchal | +6
Amara Quartet é a expressão feminina do fado tradicional e destaca-se pela elegância, força e beleza. O objetivo da sua
música é dar continuidade à tradição do fado numa perspetiva contemporânea, explorando uma nova poesia. Foi fundado em 2020, na cidade do Porto e é o primeiro quarteto feminino de fado na história de Portugal.
Fado de Salão – Filipe Passos
02 outubro | 20h
Fado Funchal | +6
Uma proposta para a fruição da música em comunhão com a paisagem humanizada do Funchal. Com o evento proposto,
pretende-se descentralizar a oferta cultural.
“O Fado de Salão” é um projeto que recupera a singularidade desta expressão da cultura urbana popular, nascido na Lisboa Oitocentista, que subiu aos salões da nobreza, acompanhado ao piano, flauta transversal, violoncelo, harpa e baixo.
António Pinto Basto
03 de outubro 18h
Fado Funchal | +6
Destaca-se na sua geração como um dos fadistas mais populares. Em 1988 gravou o primeiro álbum “Rosas Brancas”, que teve grande sucesso, concilia o fado, a música tradicional alentejana e minhota. Desta feita, canta vários fados tradicionais e inclui, como grande novidade, a flauta de Rui Cardoso e a guitarra braguesa de Nobre Costa.
+ info: https://teatro.cm-funchal.pt/